Notícias

Colégio do Salvador realiza sábado letivo com o tema “profissões”

A manhã do último sábado, 26, foi de muito conhecimento para os alunos do Colégio do Salvador. A escola realizou mais uma edição do “No Sábado Eu Me Espalho” com as turmas do Ensino Fundamental I, que teve como tema: as profissões e suas características.

Aproveitando que o Dia do Trabalho foi comemorado no início do mês, a escola decidiu fazer todas as atividades do focadas nessa temática. O objetivo principal é ajudar as crianças a começarem a pensar na carreira profissional que desejam seguir no futuro.

Para isso, os alunos do 4º e 5º ano escolheram algumas áreas profissionais como Sáude, Educação, Veterinária, Esportes, Artes, Urbanismo e Militar, e convidaram pais, tios e familiares que exercem estas profissões para contar um pouco da rotina no trabalho.

Um dos palestrantes foi o advogado Clodoaldo Andrade, pai da aluna Marina Monte Alegre, do 5º ano A. Ele falou sobre a carreira no mundo jurídico e aproveitou para parabenizar a iniciativa do Colégio do Salvador.

“Acho espetacular essa inciativa do Colégio do Salvador. É muito elogiável, sem dúvida. Eu tenho visto algumas ações que estão sendo extremamente interessantes e importantes para essa criançada. É bom já começar a despertar neles o interesse pela profissão”, afirmou Clodaldo.

Ele ainda destacou a importância de fazer esse trabalho desde cedo. “É bom que eles já tenham contato com alguns profissionais já de agora porque é nesse momento que aqueles começam a se pensar sobre isso. E muitos profissionais começam a desenvolver seu interesse por uma profissão exatamente nessa idade. A gente vê, muitas vezes, alguns adolescentes que chegam a uma certa idade e não sabem o que querem fazer da vida. Então, começar a estimular de agora é uma iniciativa extremamente importante” , acredita Clodoaldo.

O aluno Davi Manoel, do 5º ano B, adorou as palestras e aproveitou para tirar várias dúvidas em cada área. “Gostei muito das profissões que vi aqui, mas as que mais gostei foram as áreas Militar, de Direito e Veterinária. Na minha cabeça penso em fazer Medicina, mas hoje conheci um pouco de outras áreas caso eu queira mudar até lá”, disse. 

O sábado também contou com a participação do escritor Almeida Júnior, autor dos livros “Meus heróis”, “Uma História Feliz”, “Eu, escravo da internet” e “Brinquedos Falantes”. De forma lúdica, ele divertiu as crianças das turmas do 2º e 3º ano com músicas e contação de histórias falando da importância de se dedicar à leitura.

Nuno Dantas, aluno do 2º ano A, se inspirou com a visita do escritor Almeida Júnior e escreveu uma música. “Quando soube que ele vinha hoje, corri para escrever uma música e vou entregar para ele. Gostei muito do sábado. Mas o que mais curti foi a história que Almeida Júnior contou sobre ser escravo da internet”, contou Nuno.

Já o aluno Carlos Eduardo Ferreira, do 2º ano A, estava tão encantado que nem soube dizer o que mais gostou. “Na verdade gostei de tudo. Não consigo escolher só uma coisa. Já tinha conhecido o escritor Almeida Júnior e li vários livros dele: ‘Meus Heróis’, ‘Ajudar é bom’ e ‘Um amigo fiel’. E são todos muito legais”, disse.

A coordenadora do Fundamental I, Ana Carla Ferreira, enfatizou que, apesar de ser um cumprimento de carga horária, o sábado letivo é pensado para oferecer uma manhã diferente de aprendizado aos alunos.

“A gente criou uma forma diferenciada, alegre e lúdica para que a criança não venha simplesmente sentar e dizer ‘ah, vou estudar de novo em pleno sábado’. Elas têm o aprendizado, mas de uma maneira diferente. Eles ficam muito ansiosos, porque eles já sabem que não será um sábado com aula normal, pois sempre preparamos algo diferente. Sempre com a ideia de tirá-los daquele cotidiano da sala de aula, mostrando que existem outras formas de aprender”, completou Ana Carla.  

Galeria Voltar Galeria Avançar
Carregando legenda