Notícias

Alunos do Fundamental Menor participam de troca de livros, encerrando comemorações do Dia do Livro Infantil

Encerrando a semana em que é celebrado o Dia do Livro Infantil, os alunos do Ensino Fundamental Menor do Colégio do Salvador participaram na última sexta-feira, 20 de abril, de uma feira de troca de livros.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Menor, Ana Carla Ferreira, a ação aconteceu pela segunda vez e foi grande a participação. “Os meninos já estão acostumados, sabem da troca e estão bem motivados”, explicou a coordenadora, que destacou a importância da atividade. “Aqui, eles interagem com os colegas e conhecem novas histórias. Como eles vão para sala de aula ler o livro e, depois, contam a história para o colega, percebem que a leitura não é uma coisa fechada no livro, mas ela pode ter vida através da forma que leem e interpretam”.

Durante a troca, os pequenos estavam animados. A aluna Maria Eduarda, do 5º ano B, estava entusiasmada, escolhendo as histórias. “Eu tenho muitos livros em casa! Trouxe seis para trocar e gostei de poder conhecer novos livros. Adoro história de aventura e gibis”, contou. A aluna Vitória, do 2º ano, também estava atenta, escolhendo os exemplares. Ela levou 8 livros e estava feliz com a oportunidade de conhecer novas histórias. “Tenho muitos livros em casa. Desde pequena, minha mãe começou a ler para mim e eu fui gostando cada vez mais! Agora leio um monte toda semana”.

Milena Kelvin, do 4º ano, estava feliz porque havia encontrado um livro que já queria ler há algum tempo. A aluna também contou que adora ler em casa e que o gosto pela leitura começou com um livro que ganhou da madrinha, o qual sua mãe sempre lia.

Para a professora do 2º ano, Juliana Costa, a troca foi muito positiva e os alunos adoraram. “Eles estavam a semana toda falando disso! Estavam na expectativa dos livros que iriam pegar. Percebi que eles ficaram muito empolgados, o que refletiu na quantidade de livros que trouxeram para troca”, ressaltou a professora. Um exemplo foi a aluna Ana, do 3° ano B, que levou 14 livros para a feira de troca. “Meus pais incentivam muito a leitura e eu gostei da troca. A gente pode ler livros novos. Tem muita história nova”, disse.

Além de renovar o estoque de livros, os alunos trocaram experiências e indicaram livros para os colegas em um momento de muita descontração. “Esse projeto é mais uma forma de incentivar a leitura, pois aqui no colégio nós temos este hábito. Temos, além da biblioteca, uma estante de livros à disposição dos alunos. Esse costume de ler já é algo disseminado desde os pequenos até os maiores. Então o foco desta ação não é só a troca de livros, mas também a troca de experiências”, relatou a coordenadora Ana Carla Ferreira.


 O Projeto

A feira de troca de livros surgiu através de uma parceria do Colégio do Salvador com a psicóloga Ivna Ariane, idealizadora do projeto “Aracaju Biblioteca Livre”. O Projeto tem como objetivo trabalhar o desapego, a leitura sustentável, além de incentivar a leitura.


Galeria Voltar Galeria Avançar
Carregando legenda