Conversa de Adulto

A Transformação da vida de uma família

É muito comum o casal enfrentar momentos de crise com a chegada do bebê. O novo membro da família requer total atenção, o corpo da mulher sai dos padrões estéticos, mudanças na barriga, peito, cheiro, cansaço, comportamento instável. Além disso, o homem sente-se excluído. É freqüente a mãe se dedicar tanto ao filho e não dar mais atenção ao marido. Pesquisas demonstram que o nascimento do primeiro filho pode prejudicar a vida do casal chegando até a provocar o término do casamento. O casal fica estressando com tantas mudanças, afinal ninguém nasce sabendo como ser pai e mãe. É um aprendizado que se faz com a prática, enfrentando situações difíceis do dia-a-dia.

A transformao da vida de uma famlia
com a chegada do beb

muito comum o casal enfrentar momentos de crise com a chegada do beb. O novo membro da famlia requer total ateno, o corpo da mulher sai dos padres estticos, mudanas na barriga, peito, cheiro, cansao, comportamento instvel. Alm disso, o homem sente-se excludo. freqente a me se dedicar tanto ao filho e no dar mais ateno ao marido. Pesquisas demonstram que o nascimento do primeiro filho pode prejudicar a vida do casal chegando at a provocar o trmino do casamento. O casal fica estressando com tantas mudanas, afinal ningum nasce sabendo como ser pai e me. um aprendizado que se faz com a prtica, enfrentando situaes difceis do dia-a-dia.

Imagine o casamento sem filhos, os momentos de privacidade, autonomia marido e mulher um se dedicando ao outro. Agora imagine o casamento com um beb, o casal perde a liberdade e autonomia, necessrio muito esforo para preservar a identidade de casal. At a maneira como se chamam pode mudar para mame e papai, o que no podemos esquecer que antes de serem pais j eram um casal!

Para que seja preservada a vida de casal, com todas estas dificuldades enfrentadas com o nascimento, principalmente do primeiro filho, importante que marido e mulher prestem muita ateno nos itens abaixo:

-Conversar muito durante a gestao sobre as possveis mudanas que o nascimento do filho pode trazer.

-Acostumar o beb a dormir no prprio quarto desde o incio, s assim poder ser preservada a intimidade do casal.

-Os momentos a dois s iro trazer benefcios tanto para a relao de vocs, como tambm para o seu beb. Pois no adianta ficar integralmente ao lado da criana sentindo cansao, frustrao, tristeza.

-Preservar momentos a dois, namorar, sair encarando a culpa de deixar a criana em casa.

-Dividir tarefas com o marido nos cuidados com o beb, deixando o marido entrar na relao me-beb.

Ficando atento a estas mudanas que o nascimento de um filho pode provocar em suas vidas e se preocupando em conservar a relao casal, vocs iro ganhar muito mais do que perder com a chegada do beb.