Notícias

Semana Ecológica

A conscientização da preservação do meio ambiente é de grande importância para a nossa vida e de todos seres vivos. Um fator primordial para a preservação da natureza é a educação ambiental.  As turmas da Educação Infantil e 1° Ano celebraram a Semana Mundial do Meio Ambiente, no Colégio do Salvador, com atividades diárias.

Na quinta-feira, dia 07 de junho, houve uma Mostra idealizada pela professora Kênia da Silva Rodrigues, que teve como objetivo, trazer a vivência de forma lúdica para as crianças. "EXPLORANDO E DESVENDANDO A NATUREZA" foi o tema da Mostra Ecológica, uma atividade fruto do projeto anual da Educação Infantil, “Era uma vez uma grande mãe: a Natureza”, que tem como objetivo trabalhar diferentes apresentações da fauna e flora com as crianças durante todo o ano. Na Mostra, as crianças puderam expor suas produções derivadas do conteúdo aprendido no decorrer de todo o semestre. Elas preparam maquetes, miniaturas, murais de colagem, uma árvore coletiva e até um protótipo de Telejornal!

 

"Eu fiz o Jornal Ecológico do Salvador, foi legal, os professores ajudaram e eu fiz perguntas a um amigo da minha sala" relata a aluna Larissa Manoel de Melo Leite, do 1º ano.

Os pais das crianças puderam acompanhar os resultados das atividades desenvolvidas em sala de aula, e juntamente com seus filhos, aproveitaram a exposição de vários animais que faziam parte do cenário.

A mãe Marilda Santos estava muito satisfeita com o evento e o interesse do Colégio em ajudar na educação ambiental dos seus filho. “Tenho dois filhos aqui, um no Maternal e uma no 1º ano. Meu filho mais novo ficou encantado com a presença dos animais. A mais velha fez um jornal muito interessante e ficou muito empolgada. Eu particularmente sou muito ligada à essas coisas e tento passar isso pra eles, a escola ajuda na nossa tarefa de educar os filhos.”

 

A diretora da Educação Infantil, Nair Almeida, fala da satisfação em propiciar um momento lúdico e de conscientização para os alunos e seus pais. “A proposta do evento é fazer um fechamento do semestre com uma atividade que resumisse e reforçasse tudo que foi aprendido e trabalhado com as crianças. A Mostra também faz com que a criança assuma uma postura ativa e independente, pois ela é a responsável pelas explicações que são dadas aos pais e visitantes em cada estande. Um dos momentos mais marcantes foi a carinha de surpresa das crianças ao chegarem e encontrarem alguns animais (de verdade!) que eles haviam estudado e pesquisado!" 

 

Fechando a semana, aconteceu o Amigo Secreto Ecológico. Um momento de integração entre a criançada mas, principalmente,  de reflexão e ensinamento sobre a preservação do meio ambiente.

Galeria Voltar Galeria Avançar
Carregando legenda