Notícias

PROJETO DE LEITURA

 

Enquanto pedagoga, uma das grandes lições das quais não esqueço é que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” – ensinamento do grande mestre e conterrâneo pernambucano Paulo Freire.  Na verdade, ouso dizer que costumo fazer a operação inversa dessa premissa em minha prática enquanto professora de Redação. E, o Projeto de Leitura do romance “Irmão Negro” nasceu assim... da leitura da palavra para a leitura de mundo.

No início do ano letivo, apresentei a obra aos alunos, do 8º ano, com muito entusiasmo e, sobretudo, com uma proposta de leitura crítica e não apenas de cumprimento de tarefa. A temática também foi discutida a partir de um vídeo “Desigualdade Racial no Brasil” e um Documentário sobre Estética e Cabelos Afros - “Espelho, espelho meu!”. Isso porque é necessário discutir não só o aspecto negativo, o racismo, - que infelizmente existe na sociedade, - mas, também, promover uma visão positiva e de admiração à estética e raízes do afrodescendente. Além disso, os alunos produziram, ao término da leitura, um Fichamento com resumo e análise da obra.

Por fim, a culminância do projeto aconteceu na sexta-feira, 06 de abril, com apresentação de danças, desfile de vestimentas e adornos, exposição de pintura em tela (produzida pela aluna Júlia do 8º A), cartazes, painel de celebridades, culinária, muita música e produção de slides sobre religiosidade.

Tudo isso teve por objetivo resgatar a cultura afro-brasileira de forma lúdica e prazerosa. Assim, é possível promover conhecimento a partir dos ensinamentos do mestre Freire, quando este sai do abstrato para o concreto e serve ao objetivo final de ensino: a conscientização do aluno.

Profª. Silmária Monteiro

Galeria Voltar Galeria Avançar
Carregando legenda