Colegio do Salvador - Aracaju-SE

A Educação Física Escolar durante muitos anos teve como objetivo a seleção de alunos para a prática esportiva, privilegiando os mais habilidosos e excluindo os demais. Atualmente, devido à  influência da mídia, tem-se a errônea ideia de que as aulas de Educação Física na escola representem  um momento, um espaço para a prática de atividades físicas descontextualizadas com o objetivo de melhoria da saúde das crianças e adolescentes.

Há muito tempo esta interpretação está defasada. Novos objetivos e conceitos foram elaborados a fim de torná-la mais contextualizada e mais pedagógica. A disciplina, segundo a LDB, agora é um componente curricular e obrigatório em Todos os níveis da Educação Básica, e tem como elemento pedagógico a Cultura Corporal de Movimento, que tem como conteúdos os jogos, as danças, as lutas, os esportes e o conhecimento sobre o corpo. Tais conteúdos permitem aos alunos conhecer e reconhecer os elementos na nossa cultura,  estudar a sua história, o conceito de cada movimento, de criticar a influencia de fatores externos nas práticas corporais, dentre uma infinidade de possibilidades.

Assim, a Educação Física dentro do Colégio do Salvador está estruturada da seguinte forma:

Ø  Ensino Infantil: No Ensino Infantil são desenvolvidas atividades psicomotoras visando propiciar o desenvolvimento e a diversificação do acervo motor das crianças, dando-lhes confiança e autonomia para a realização das tarefas. Dentro dessas tarefas psicomotoras destacam-se a coordenação motora grossa, fina, óculo manual, óculo pedal, equilíbrio, a consciência corporal e jogos simbólicos.

Ø  Ensino Fundamental I – 2º/3º anos – A fim de criar um ambiente menos competitivo e estimular a compreensão da importância de trabalhar em grupo, de respeitar o limite do outro,  de todos se divertirem juntos, de reconhecer jogos e brincadeiras próprias de nossa cultura e de conhecer e reconhecer o seu próprio corpo no espaço, a Educação Física desenvolve os jogos cooperativos, jogos populares e os jogos cantados.

- 4º/5º Anos – São trabalhados nestas séries os conteúdos de jogos pré – desportivos, para iniciar as crianças no universo esportivo, despertando o interesse pela origem dessas práticas e criando um acervo motor proprício para as mesmas. São trabalhados ainda os jogos populares e os jogos cantados, alguns elementos da nossa cultura, que permitem uma percepção de corpo, espaço e tempo.

Ensino Fundamental II – Os conteúdos no Ensino Fundamental Maior estão divididos da seguinte forma – 6°/7º Anos -     A Importância do Movimento Humano, Habilidades Motoras: Tempo de Reação, Ritmo, Coordenação Motora, Equilíbrio, Agilidade; Jogos Pré-desportivos: Futsal, Handball, Voleibol

- 8º/9º Anos - Atividade Física e Saúde - Atividade Física X Exercício Físico, Capacidades Físicas: Força/RML, Flexibilidade               , Resistência Cardiorrespiratória; - Atividade Física e os fatores de risco: Sedentarismo, Obesidade - RCQ, IMC, Altura, Idade - Diabetes, Hipertensão, Colesterol, Osteoporose; - Treinamento Desportivo: Futsal,  Handball, Voleibol.

Coordenação de Esportes,

Professor Kleilson  Alex  Oliveira Machado.

Colegio do Salvador - Aracaju-SE